9 livros para ler em um dia
Às vezes tudo o que precisamos é ler um livro curto, que não demore muito a leitura. Para isso, selecionamos 9 livros para ler em um dia. São histórias envolventes que vão te prender e você vai ficar curioso para saber o que vai acontecer.
Ler é uma das melhores coisas a se fazer, através da leitura somos transportados para diversos lugares, e podemos viver diversas vidas através das páginas escritas e embarcar em diversas aventuras sem sair de casa.
Para um livro ser bom, ele não necessariamente tem que ser um livro longo, podemos encontrar diversas histórias incríveis em livros curtos. Confira nossa lista!
1. Tudo é rio
Autora: Carla Madeira
Sendo um dos livros nacionais mais lidos atualmente, Tudo é Rio fala sobre um triângulo amoroso entre Venâncio, Dalva e Lucy. Venâncio e Dalva eram um casal apaixonado, mas após uma tragédia tudo muda entre eles. E é nessa confusão que entra Lucy, a prostituta mais cobiçada da cidade.
Abordando camadas profundas do ser humano, Carla Madeira sabe escrever de uma forma única e poética, trazendo assuntos complexas à tona e mostrando toda a complexidade dos personagens.
2. Pessoas Normais
Autora: Sally Rooney
Dois jovens bastante diferentes e com realidades distintas, é assim que poderia ser descrito Connell e Marianne. Apesar das diferenças, eles têm uma conexão estranha, que acaba resultando em uma relação entre os dois.
Abordando as diferenças sociais entre os dois e também seus problemas psicológicos, Sally Rooney consegue envolver de forma hábil o leitor para saber o que vai acontecer entre o casal.
Diante de encontros e desencontros entre Connell e Marianne, os capítulos são separados com uma diferença de alguns meses, o que transmite uma sensação de efemeridade e de como a vida passa rápido. Além disso, o jeito que a autora descreve os sentimentos dos personagens faz com que seja fácil se identificar com eles.
3. Fahrenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Uma das melhores distopias já escritas, Fahrenheit 451 conta a história de Guy Montag, um bombeiro que em vez de apagar incêndios, agora causa eles. No universo criado por Ray Bradbury, os livros são proibidos, pois incentivam os indivíduos a terem pensamentos críticos, o que não é conveniente para o governo autoritário da história.
Fahrenheit 451 nos faz refletir sobre diversos temas, como a violência, individualismo e alienação em sociedades autoritárias. Fazendo uma alusão ao sistema nazista, que também queimava livros, o livro também permanece atual com críticas sobre censura e autoritarismo. Além de mostrar o poder da leitura e como ela serve para influenciar as pessoas.
4. Mrs. Dalloway
Autora: Virginia Woolf
Sendo considerado um dos melhores livros de todos os tempos, Mrs. Dalloway é uma trama que se passa em apenas um dia e conta a história de Clarissa, uma mulher que sai para comprar flores para a festa que dará à noite, enquanto ela faz o trajeto, outras histórias paralelas são contadas.
Virginia Woolf soube explorar de forma sensacional o fluxo de consciência, que é uma técnica que busca transcrever o complexo processo de pensamento de um personagem. Além disso, o livro aborda temas como morte, vida e como o tempo nos afeta.
5. Minha Querida Sputnik
Autor: Haruki Murakami
De um dos maiores escritores japoneses, em Minha Querida Sputnik conhecemos Sumire, uma aspirante a escritora, e K, um jovem professor primário que é apaixonado por Sumire, mas ela é apaixonada por Miu.
Murakami sabe escrever de uma forma magnífica e sensível, sempre abordando temas filosóficos em suas obras que provocam várias reflexões no leitor. Com um tom melancólico, os personagens parecem bem reais e isso envolve ainda mais o leitor.
6. Garota, Interrompida
Autora: Susanna Kaysen
Esse livro é uma biografia da própria autora, tudo o que aconteceu no livro, Susanna Kaysen passou por aquilo. O livro fala sobre um momento delicado de sua vida, onde ela ficou internada em um hospital psiquiátrico depois de ser diagnosticada com Transtorno Borderline.
Abordando temas necessários, mas pouco falados, Kaysen fala sobre saúde mental de uma forma sincera e sem romantização, afinal, ela está falando de algo que ela mesmo passou. O livro deu origem ao filme em que Angelina Jolie ganhou o Oscar de atriz coadjuvante por seu papel.
7. Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres
Autora: Clarice Lispector
Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres narra a história de Loreley, mais conhecida como Lóri, uma professora primária no Rio de Janeiro que conhece Ulisses, um professor universitário de filosofia. Eles têm como objetivo amadurecer a relação e aguardar o momento certo para fazerem amor.
Todo esse processo mostra o amadurecimento dos personagens e, além disso, demonstra a grandiosidade de Clarice com sua prosa única e sua escrita reflexiva que te faz pensar sobre a vida.
8. Dias de Abandono
Autora: Elena Ferrante
Em Dias de Abandono, acompanhamos Olga, uma mulher que foi abandonada pelo marido depois de 15 anos de casamento. Na história vemos todos os estágios do abandono, mostrando de forma minuciosa seu sofrimento.
Com um relato honesto, é impossível não se compadecer da personagem principal. Vemos diferentes fases, sendo a primeira a negação, onde ela acha que seu marido voltará. A medida que o tempo avança, suas esperanças diminuem e sentimentos negativos vem à tona, como a raiva.
9. O Alienista
Autor: Machado de Assis
Publicado em 1882, esse livro ainda continua bastante atual. Contando a história de um alienista (termo usado antigamente para psiquiatra), ele dá início a um projeto para construir uma casa de abrigo para os ‘loucos’.
Com críticas sociais e um humor ácido, elementos típicos da escrita de Machado de Assis, o livro faz você pensar e refletir sobre o que é normal.
Se você não está com muita paciência para ler um livro mais longo, uma boa escolha é fazer uma leitura de uma obra menor. Apesar desses livros serem mais curtos, são profundos e falam de temas variados. Se curtiu o conteúdo, compartilhe com seus amigos!