20 anos da série Lost: entenda por que é uma das melhores séries de todos os tempos

Se você já era nascido no começo dos anos 2000, sabe que, a partir de 2004, não se falava em outra coisa no mundo pop que não fosse a série Lost. Com um roteiro inovador, a curiosidade pelos sobreviventes do voo 815 da Oceanic Airlines era enorme e todos queriam saber o que iria acontecer com eles.

Na época a internet não era muito avançada como é hoje, mas os mistérios da ilha de Lost dominavam os debates online e faziam com que os fãs criassem diversas teorias, se tornando assim, um clássico contemporâneo das séries.

Confira as razões pela qual a série Lost revolucionou o mundo pop e entenda por que essa série é fantástica do começo ao fim.

O uso de flashbacks

A série já começa com o uso perspicaz de flashbacks, fazendo com que o passado dos principais sobreviventes fosse desvendado pelos telespectadores e assim, nós podíamos conhecer melhor cada um e entender melhor sua história e como eles chegaram nesse fatídico voo.

Se tornando um elemento fundamental na história, os flashbacks eram tão bons quanto o momento presente em que estavam na ilha. Podíamos conhecer os personagens e aprofundar na sua vida pessoal, desenvolvendo melhor os personagens e mostrando sua vida antes de caírem na ilha, dando novas informações para o telespectador.

A sobrevivência na ilha

Ao cair do avião, apenas 72 sobreviveram, de 324 pessoas que estavam no avião. Um número que vai diminuindo aos poucos devido a diversos mistérios da ilha como ‘Os Outros’ e a ‘fumaça preta’. Sobreviver na ilha não é nada fácil e os personagens têm que lidar com diversos desafios para continuarem vivos.

Atos impulsivos são constantes na ilha devido ao estresse de estar em lugar remoto esperando um resgate que nunca vem. Com nervos à flor da pele, os sobreviventes têm que tentar manter a calma além de lutarem pela própria vida. Existem diversas pessoas na ilha, seres humanos diferentes e cada um com sua peculiaridade. Conflitos surgem o tempo todo por conta de tudo isso.

Série viciante

Ficção científica, drama e suspense. Esses são os principais gêneros da série que mistura perfeitamente três estilos e consegue retratar bem cada um. Cada episódio é viciante e você fica sedento por mais episódios, querendo saber o que acontece.

O enredo, a direção e a atuação dos atores são impecáveis o que deixa o telespectador curioso com o que vai acontecer, visto que, a cada episódio novos mistérios são apresentados.

Não há muita enrolação 

Uma das melhores coisas de Lost é que ela fornece um mistério, e, pouco tempo depois já responde e não fica brincando com o telespectador por diversos episódios.

A quantidade de plot twists também é enorme, deixando de queixo caído qualquer um que for parar para ver a série Lost. Além disso, novos mistérios estão sempre surgindo fazendo com que uma atmosfera cheia de suspense esteja sempre presente.

Muito além do bem e do mal

Ao contrário de muitos filmes e séries em que há uma divisão clara de personagens bons e maus, em Lost ninguém é perfeito, onde todos têm momentos bons e ruins, como qualquer indivíduo.

Sem maniqueísmo, vemos os personagens como seres humanos falhos, mas que tem suas virtudes e defeitos, sendo uma bela representação da realidade.

Cheio de referências culturais

A série Lost traz à tona diversas referências à filósofos, como o personagem John Locke que tem o mesmo nome e sobrenome do filósofo britânico que criou a teoria da Tábula Rasa, onde diz que todo ser humano é, inicialmente, uma folha em branco, e todo o seu saber é aprendido através da experiência.

Além disso, há diversas referências a outros pensadores importantes como David Hume, Jean-Jacques Rousseau, Mikhail Bakunin, Edmund Burke, entre outros. Um ponto interessante é que a série faz ligações com as ideias desses filósofos com a série, onde vários conceitos criados por eles podem ser vistos em Lost.

Enredo envolvente

Com uma história que vai fazer com que você nem pisque durante os episódios, cada acontecimento que aparece na série é sensacional e extremamente envolvente ao ponto de você ver um episódio atrás do outro sem nem sentir o tempo passar.

Os mistérios da ilha e o passado dos personagens são fascinantes e deixa o telespectador envolvido querendo saber cada vez mais, já que sempre surgem novas perguntas e as repostas não demoram a aparecer.

Final coerente com toda a série

O final de Lost é considerado por muitos, um final ruim. Mas, se você analisar isso não é verdade. Muitos esperaram algo diferente e acharam que o final foi fraco. Mas, o último episódio respondeu diversas perguntas e trouxe um desfecho condizente para os personagens e para a famosa ilha.

Por esses motivos a série Lost é considerada uma das melhore séries de todos os tempos, onde fazendo um bom uso da filosofia e de dilemas morais, podemos refletir sobre a vida. Se você já assistiu Lost e concorda com esses motivos, compartilhe para alcançar mais pessoas!

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts