Em Ondas do Amar, da autora Marina Rosa, nos deparamos com 15 poemas que encantam qualquer um. Com palavras fortes e versos intensos, a autora conquista o leitor pela sua escrita potente que promete conquistar o coração de qualquer um que já amou alguém.

A escritora fala de diferentes situações em um relacionamento, como relações que fracassaram, relações tóxicas e também relações que deram certo. Ver todas essas nuances do amor sob a escrita de Marina Rosa foi uma experiência fantástica. Mesmo sendo um livro curto (possui 48 páginas) ele é denso por conta do seu conteúdo que se aprofunda em diferentes versões do amor.

As palavras da autora são contundentes, algumas cortam como faca, outras acalentam o coração. A decepção, a dor e a tristeza estão presentes em diversos versos. O medo latente de ser abandonada de novo e sofrer mais uma vez pelo amor também estão presentes na obra.

Assim como o sabor de um novo amor e a doçura de descobrir uma paixão e ir se apaixonando. Não há sensação melhor que a de amar e ser amada, e em Noite Estrelada a autora retrata muito bem isso. Com palavras sublimes, é quase possível sentir todo o amor que emana desse texto. O verso final “Olhos oceano // Deusa do azul soberano // Ah, se Vincent pudesse falar // Diria que a noite estrelada vive em seu olhar” é de uma beleza extraordinária.

Ao longo de todo o poema a autora mostra como um amor a curou profundamente em todo o seu âmago e mudou ela de forma acentuada. No verso final a autora faz referência a Vincent Van Gogh, pintor pós-impressionista holandês cujo nome de sua obra mais conhecida se chama “A noite estrelada”. A pintura é deslumbrante e chama atenção de qualquer um pela sua beleza. 

Quando a autora fala “a noite estrelada vive em seu olhar” evoca a magnitude do amor que o eu-lírico sente para a pessoa que inspirou. Mostrando o profundo e intenso amor cuja a intensidade é tanta, que o leitor consegue sentir um pouco dessa imensidão.

Assim como o título diz “Ondas de amar” o amor pode ser como várias ondas, pode ser intenso, forte, calmo, transformador e muito mais. E em diferentes poemas, a autora consegue descrever em palavras essas diferentes nuances do ato de amar e nos faz refletir com essa leitura.

O amor pode ser tóxico, como no poema Gêmeos, onde um relacionamento conturbado é narrado em versos e como essa pessoa que inspirou a poesia é cruel e abusiva, e qualquer um seria esmagado pelas atitudes insensíveis desse ser humano retratado no texto.

Dessa forma, diversas fases de um relacionamento são retratadas com afinco por Marina Rosa. No poema Cometa Azul vemos alguém que foi magoado e enganado por seu amor, e depois de ter se decepcionado, resolveu dar outra chance, mas o seu antigo amor o ludibriou, e o eu-lírico resolveu ir embora. E às vezes, o tempo de ir chega e devemos seguir em frente mesmo que doa. Não adianta ficar em um relacionamento fadado ao fracasso e que não faz bem.

Em Dança de parceiros, o maior poema da obra, narra a vida amorosa de uma pessoa, e fala um pouco de cada relacionamento e conta as decepções enfrentadas em diversas relações. Nos versos a autora faz uma analogia perspicaz do ato de dançar com os momentos amorosos.

Mostrando que devemos sempre “dançar”, ou seja, seguir em frente mesmo que seja difícil. É necessário criar forças e continuar a vida, mesmo que seja um caminho árduo, mesmo que seja insuportável, a vida não para nunca. Como a autora entoa no último verso desse poema: “No espetáculo da vida algumas cortinas devem fechar // A bailarina continua a sangrar // A música não vai parar // E o show tem que continuar.”  Então, mesmo que a vida sufoque a gente, não devemos nunca parar ou desistir, pois a vida continua.  

Apesar de retratar momentos difíceis, há também uma esperança latente nos versos, mostrando que apesar das decepções, não se deve desistir. Com o último poema “Xodó” sendo um acalento para o coração e mostrando que o amor vem na hora certa, assim como as ondas do mar.

Adquira agora mesmo seu exemplar disponível no site da Caravana Grupo Editorial. Aproveite também para seguir a autora no Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts