Ozzy e Johnny, de Daiane Carrasco Chaves, uma leitura necessária
Ozzy e Johnny, da autora Daiane Carrasco Chaves, é um daqueles livros que vai te fazer pensar e refletir, mesmo após finalizar a história. O impacto de ler essa obra com certeza me marcou de uma forma significativa e que vai perdurar por um bom tempo, devido ao caráter atemporal da história.
Narrado em primeira pessoa por Richard Osment, um médico estadunidense que não suporta injustiças, esse fato vai meter ele em diversas situações complicadas por ter um senso de justiça aguçado e querer sempre ajudar aqueles que precisam.
Assim, ele é selecionando para ir em uma missão humanitária para a Nicarágua, porém certas circunstâncias fazem com que ele tenha que voltar para os Estados Unidos. Mas ele vê uma nova oportunidade de ajudar as pessoas em uma cidadezinha da Bahia chamada Caravelas.
E é lá, que Richard vai encontrar um rumo na sua vida que há muito tempo se encontrava estagnada. Depois de terminar seu casamento, ele vai em busca de um propósito para viver. É nesse momento que ele conhece a médica Joana.
A médica cria um apelido para Richard, “Ozzy” e cria um para si também, “Johnny”. Então, os dois que pareciam não gostar muito um do outro, mostram que o amor pode nascer em qualquer lugar e onde a gente menos espera.
Esse livro é simplesmente fantástico, mostrando a vida de uma pequena cidade baiana, mas que é cheia de desigualdade e injustiças. O livro se passa na época da ditadura militar do Brasil, na década de 70, então essas situações eram ainda mais comuns na época. Esse período difícil vivido pela sociedade brasileira foi narrado de uma forma espetacular pela autora que soube retratar de forma verossímil essa parte obscura da nossa história.
Além disso, ver Richard, ou Ozzy, ser transformado pelo amor que sente por Joana e também pela cidade é lindo de se ver. Mesmo não sendo brasileiro, Ozzy cria uma conexão profunda com os habitantes de Caravelas. Ele dá o seu máximo para ajudar aquela população tão carente e necessitada.
Dói ver tantas injustiças, que acontecem todos os dias em diversos lugares do Brasil, e são retratadas de forma honesta no livro. O personagem principal se sente impotente com tanta miséria, e muitas vezes se vê perdido sem saber o que fazer para ajudar essas pessoas.
É importante destacar também o contexto do livro. Passando na época da ditadura militar, tudo foi muito mais difícil e as misérias eram escondidas e não eram resolvidas. Por isso a importância de médicos como Richard e Joana, que priorizam seus pacientes e lutam por eles.
Dessa forma, o livro me encantou de uma forma única. Me peguei pensando nos personagens enquanto fazia outras atividades, pois a obra me cativou profundamente. Queria saber o que aconteceria com Richard e Joana. Além disso, foi uma leitura que me fez refletir em diversos momentos.
A escrita de Daiane Carrasco Chaves é também sensacional, e me envolveu mais ainda na história que tem um enredo forte e que envolve o leitor, deixando sempre uma vontade de querer ler mais, e quando se der conta, você vai ter terminado o livro,
Outro ponto importante e tratado com maestria pela autora é a defesa de uma saúde pública e gratuita. Na época que se passa o livro, não tinha SUS e nessa história vemos como era ainda mais difícil ter acesso a coisas básicas de saúde. Pessoas morriam apenas por serem pobres, e (quase) ninguém se importava com elas.
Na história, Richard e Joana eram um dos poucos que se importavam, são médicos necessários que mostram o verdadeiro valor da medicina: o de cuidar não importa quem seja. Ser médico exige muita responsabilidade e também muito cuidado e respeito com o outro. É ajudar sem julgar.
A leitura é emocionante, ver Richard e Joana lidando com várias adversidades e dando o seu máximo para ajudar uma população que precisa de tanta atenção é fascinante. Por certos momentos, fica um nó na garganta quando vemos tanta situação de necessidade dos habitantes de Caravelas, senti junto com os médicos a frustração por não conseguir ajudar todos e resolver o problema de forma efetiva.
A compaixão de Ozzy e Johnny é admirável, mas também deveria ser a norma para todos os médicos. Afinal, você se tornou médico para amenizar o sofrimento seja quem for, nem todos os médicos têm esse altruísmo, mas ver esses personagens com uma vontade de ajudar o outro é extremamente inspirador.
Com tudo isso, “Ozzy e Johnny” é uma leitura imperdível para qualquer leitor que busque uma história instigante e com um propósito, sendo uma leitura extremamente pertinente para entender o Brasil e ver a história por outro ângulo. O livro está disponível no Kindle Unlimited e também na versão física na Amazon. Aproveite e siga a autora no Instagram: @daiane_carrasco e fique por dentro de todas as novidades.