
“Onde as Raízes Estão”, da autora Monica Heinen, é uma obra sensível que serve de alerta
Uma mistura da realidade com ficção se tornou a concepção perfeita para o livro “Onde as Raízes Estão” da autora Monica Heinen. Com uma história que consegue chocar o leitor pela veracidade dos fatos, a narrativa também tem um grande impacto emocional que consegue sensibilizar qualquer um que tiver contato com a obra.
A história fala de Mariana, Cora e Joca, e é ambientada por volta das décadas de 60 e 70. Três irmãos que ainda muito novos se veem em uma situação bastante delicada e difícil, eles acabam perdendo sua mãe e tem que lidar com o luto e também um pai ausente, que acaba pedindo ajuda para a sua mãe, a avó das crianças, para auxiliar na criação deles.
Assim, os três irmãos são cuidados pela avó durante alguns anos, mas tudo muda quando seu pai resolve se casar novamente. A madrasta Eugênia não gosta dos pequenos e separa a avó de seus amados netos. Além disso, ela comete diversas atrocidades contra os filhos de seu novo marido.
Agressões físicas e psicológicas viram rotina para Mariana, Cora e Joca. Tudo isso vai afetar a vida dos três de forma profunda, fazendo com que cada um tenha um destino diferente e sejam marcados para sempre pelo trauma do abandono e pelos abusos cometidos pela madrasta.

Cora, que é a filha mais velha, foi viver com a avó. Joca, foge de casa e vive à mercê em São Paulo. Sem escolha, Mariana é a única que permanece nas mãos injustas de Eugênia.
Assim, o centro da história é a vida de Mariana ao longo do tempo. No começo do livro conhecemos sua juventude e como ela consegue se livrar de uma vida difícil, e é fácil para o leitor se compadecer com tudo que ela teve que passar até poder se libertar e tentar se reconstruir.
A personagem principal recomeça em outro país e consegue ter uma vida normal, apesar dos traumas. Mas, de repente, ela se depara com uma situação no trabalho que envolve uma rede internacional de tráfico humano, na qual Eugênia está envolvida.
Em busca daquilo que é justo, Mariana volta para o Brasil e reencontra sua irmã Cora. Juntas, e com o auxílio da polícia, elas vão buscar justiça não só para as vítimas desses crimes hediondos, mas também por elas que sofreram com a crueldade de Eugênia.
Diante de tantas injustiças ao longo da história, é impossível não se sensibilizar com o livro que aborda temas delicados, mas necessários. Falar de direitos humanos, maus-tratos com crianças, crueldade e outros temas, é extremamente pertinente e a autora escreve com maestria sobre os assuntos abordados.
Como o livro foi escrito a partir de uma história real, tudo é muito verossímil e cativante. Assim, desde o começo o leitor é conquistado pelo enredo e também pela escrita sensível e honesta da autora que consegue despertar vários sentimentos ao longo da leitura.

Além disso tudo, o livro mistura suspense e drama de forma perspicaz, deixando o leitor vidrado e imerso na obra. Um ponto que deve ser destacado em “Onde as Raízes Estão” é a crítica e a denúncia que a autora faz ao longo das páginas.
Os fatos narrados são chocantes, principalmente pelo fato de que tudo aquilo aconteceu – e acontece – na vida real. A obra da escritora Monica Heinen serve também como um alerta para toda a sociedade não se calar diante de situações desumanas e criminosas. Pessoas vulneráveis devem ser protegidas e amparadas e criminosos devem pagar pelo que fizeram.
Outro ponto importante abordado pela escritora é a força de um trauma. Apesar dos anos se passarem, Mariana ainda carrega cicatrizes do seu passado. É impactante ver como um sofrimento do passado pode marcar um indivíduo, principalmente se isso vem de algo íntimo como nossa família.
Com uma trama inspiradora e corajosa, ao ler “Onde as Raízes Estão” você vai se sentir transformado e vai carregar em si um pedacinho da história.
O livro está disponível no Kindle Unlimited e também para compra na Amazon. Aproveite para seguir a autora no Instagram e fique por dentro de todas as novidades
