Será que o amor supera tudo? Será que o amor aguenta uma crise global como uma pandemia? Em ,amor, livro de Mateus Ântoni Rúbia, cresce a pergunta sobre essas questões. Nessa história, conhecemos os personagens João e Maria cuja vidas acabam se interligando devido a uma viagem que ambos fazem.

Nessa aventura, eles acabam se apaixonando intensamente e criando uma conexão profunda, mesmo se conhecendo há pouco tempo. O que era para ser só mais uma história de amor, se torna um desafio, já que logo depois que voltam para suas casas, uma grave crise global está em curso. 

A pandemia do coronavírus, que afetou toda a população mundial, é o pano de fundo dessa relação entre dois jovens universitários que, apesar das diferenças e do cenário mundial, veem um novo amor florescer. Um amor doce, real e visceral. 

Pouco tempo depois de se conhecerem, esse novo casal resolve morar junto para aplacar a distância que a pandemia impôs, além disso, Maria estava se sentindo bastante sozinha por conta do isolamento.  Aos poucos, alguns atritos se tornam mais fortes, mas o amor presente entre os dois parece ser mais forte do que qualquer diferença que tenham entre eles. 

O tempo de convivência é curto, mas a afeição e carinho entre eles parece implacável e pronto para superar qualquer adversidade, além de crescer de forma substancial e se tornar um poderoso alicerce para os dois diante do momento difícil que foi a pandemia. 

Com uma das histórias mais sinceras que li que retrata esse tempo sombrio, o autor soube descrever perfeitamente o sentimento que acompanhou boa parte da população brasileira. A ansiedade, o medo, a tristeza, tudo está ali nas palavras de Mateus Ântoni Rúbia.

Dessa forma, o livro mostra pessoas que levaram a sério esse momento delicado de saúde pública, mas também retrata pessoas que desdenharam da situação gravíssima que lidamos, e com isso só aumentaram o horror que vivemos por um bom tempo e matou quase um milhão de pessoas somente no Brasil.

Além disso, os diálogos entre os personagens são deslumbrantes. Com um viés mais filosófico, garanto que vai te fazer refletir bastante sobre temas que parecem simples, mas que na verdade são bem complexos. Há um diálogo sobre amor que é de uma beleza encantadora. Me fez pensar muito sobre esse sentimento que sentimos tanto, mas não se fala tanto de como ele é profundo.

Há também algo antes de cada capítulo, em que este é precedido de algumas frases de escritores consagrados como Clarice Lispector e Mia Couto. O mais interessante é que cada frase tem a ver com o que o capítulo irá narrar, o que torna a experiência de leitura muito mais significativa.

Com uma linguagem cativante, Mateus Ântoni Rúbia consegue transformar em poesia, e em algo mais profundo, uma situação simples, o que torna a leitura extremamente agradável e torna encantadora e belo a forma das palavras que o autor trouxe.

Não pense que isso é um livro de romance simples, além de ter diálogos impactantes, frases que marcam o leitor e uma escrita fascinante, mostra os problemas diante de uma grave crise sanitária, onde o amor, algo tão essencial para a vida humana, parece ser a salvação ou algo para atenuar toda a angústia que foi esse terrível momento da história, especialmente no Brasil onde muitos foram negacionistas e não levaram a sério um problema tão grave como a pandemia foi.

Mas o amor, esse sentimento que sentimos frequentemente, parece ser mais forte do que qualquer crise. O amor retratado no livro é real, não há romantização, e com o agravante da pandemia há ainda mais dificuldades perante João e Maria.

O fato de não poder sair de casa e conviver apenas no apartamento minúsculo de Maria, vai ser um desafio para esse novo casal. Fiquei curiosa lendo o livro tentando adivinhar se eles ficariam juntos ou não, pois há enormes obstáculos que terão que passar se quiserem viver esse amor e ficarem juntos.

Apesar de ser uma história que se passa em uma época bastante específica, o foco nessa história é a relação humana entre duas pessoas que se conhecem, se encantam um com outro, se apaixonam e querem lutar pelo amor que sentem. Um relacionamento pode ser complicado e o autor acerta em retratar diversas nuances de uma rara conexão.

Tudo é muito intenso para esse casal, pois o mundo está um caos e as coisas estão indo rápido demais entre eles. Será que o amor dele aguenta tantos obstáculos? Não deixe de ler essa história fascinante, o livro está disponível na Amazon. Aproveite também para seguir o autor no Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts