“Líquido e Psicótico”, do autor Paulo Nilo, é um livro que vai te fazer refletir. Com pequenos contos que mesclam temas do dia a dia até assuntos mais sérios, o autor consegue colocar em palavras a angústia que muitos de nós sentem.

Como Paulo Nilo também é psiquiatra, fica fácil entender de onde vem tanta sabedoria sobre a psique humana. Nós, seres humanos somos seres extremamente complexos e desvendar nós mesmos parece quase impossível, mas o escritor consegue chegar bem perto.

Ao começar a leitura, já nos deparamos com uma história visceral que vai te fazer pensar até onde vai a maldade humana, e como o ser humano é capaz de atacar o outro apenas por ser diferente. Depois de terminar o primeiro conto com uma sensação amarga na boca, vi que que esse livro ainda iria me fazer pensar sobre situações complicadas várias vezes.

A sensibilidade do escritor, mais o conhecimento dele sobre a mente humana, se tornou a combinação perfeita para que esse seja um excelente livro que explora os diversos lados de cada indivíduo.

Paulo Nilo consegue transformar questões do dia a dia, como no conto ‘A maldita dor nas costas’, em reflexões sinceras e perspicazes, nos fazendo assimilar melhor certas questões. Ele também pode falar de temas mais sérios de uma forma sensível, como em ‘O desencantamento do mundo ou A hora de Dandara’.

Inseguranças, envelhecimento e crises existenciais também são alguns dos outros temas abordados nesse pequeno livro de apenas 100 páginas. Mas não se engane, mesmo sendo um livro curto, garanto que as questões levantadas conseguirão te acompanhar por um bom tempo. É impossível não absorver a profundidade do que está na nossa frente e se deparar com um ponto de vista mais sensível.

A prosa do escritor, que parece até poesia devido a forma delicada que ele escreve, é comovente, honesta, crua, real. Impossível não se identificar com pelo menos um trecho escrito. Ao ler os contos, você vai se sentir maravilhado com a maneira que o autor conseguiu descrever certos sentimentos.

De fatos triviais, que para os mais desavisados podem ser apenas algo comum e sem profundidade, o autor consegue extrair o melhor de qualquer situação, e mostra que, afinal, por trás de cada atitude tomada há uma motivação.

É nesse ponto que o viés psicológico se torna algo extremamente positivo para o leitor que quiser embarcar nessa intensa leitura e conseguirá entrar em um mundo cheio de ponderações acerca das vicissitudes da vida. Livros que tratam de temas relacionados a mente humana são sempre interessantes de ler.

Mesmo falando sobre temas complexos da mente humana, a escrita do autor é clara e consegue fazer com que o leitor entenda perfeitamente o que ele quer dizer, sem se tornar uma leitura cansativa ou até mesmo entendiante. Ao acabar um conto, você já vai querer começar outro e ficará curioso para saber qual a reflexão da vez que Nilo nos proporcionará.

Todos os contos que o autor brilhantemente escreveu são ótimos, mas o primeiro impacta na medida certa, mostrando a essência do livro, e o último finaliza de maneira esplêndida, sendo, além de tudo, um livro bem organizado.

As ilustrações que aparecem depois do fim de uma história complementam de forma única cada conto e fazem com que o leitor se sinta mais próximo ainda do livro e do pensamento do autor.

Se Clarice Lispector tinha a barata em A Paixão Segundo G.H, Paulo Nilo tem as baleias no conto que encerra essa obra. Fica claro ao longo da leitura de todo o livro a influência da grande escritora na obra.

Da mesma forma que Lispector transformava algo mundano em uma grande epifania, Nilo faz parecido, mostrando que há muito mais além do que se vê, e que, se pararmos para pensar, tudo é bastante complexo, basta pensar demais.

Adquira agora mesmo o seu exemplar disponível na Amazon. Aproveite também para seguir o autor no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts