8 livros que falam sobre saúde mental de uma forma sensível
Livros que falam sobre saúde mental são importantíssimos, pois devemos sempre falar desse tema tão necessário e que afeta a vida de milhões. Muitas pessoas convivem com uma saúde mental debilitada devido a problemas psicológicos, o que acaba prejudicando suas vidas.
Falar sobre saúde mental é fazer com que esse assunto se torne comum, e assim, mais pessoas se sentirão à vontade para falar sobre suas questões psíquicas.
Pensando nisso, selecionamos livros que abordam esse tema tão relevante para a sociedade e que deve ser mais debatido para que não seja mais um tabu. Confira!
As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky
Narrando em cartas, esse livro conta a vida de Charlie, um garoto introspectivo que busca aproveitar a vida depois que seu melhor amigo tira a própria vida.
Charlie tem seus próprios problemas e também lida com uma frágil saúde mental. As Vantagens de Ser Invisível têm frases memoráveis e em 2012 foi lançado uma adaptação do livro.
O Apanhador no Campo de Centeio – J. D. Salinger
Holden Caulfield é um adolescente deprimido e cheio de ressentimento. Depois de ser expulso mais uma vez de uma escola, ele resolve tomar um trem para Nova York e vagar por três dias na cidade.
Há críticas pertinentes sobre a sociedade e o capitalismo, mesmo sendo na visão de um adolescente. A obra pode ser considerada revolucionária par a época, já que em 1951 não se tinha muito livros que retratavam adolescentes.
Objetos Cortantes – Gillian Flynn
Camille Preaker é uma jornalista recém-saída de um hospital psiquiátrico que tem que voltar para sua cidade natal para cobrir o caso de uma menina que desapareceu, ela é obrigada a ficar na casa da mãe, com quem não tem uma boa relação.
Um livro viciante e cheio de reviravoltas, esse livro é um suspense, mas que aborda de forma crua a saúde mental da personagem principal, onde vemos como o passado ainda pode assombrar e deixar cicatrizes.
Norwegian Wood – Haruki Murakami
Do ponto de vista de Toru, ele relembra sua vida como um jovem na década de 60 quando seu amigo, Kizuki, se suicida de uma forma inesperada e abala a todos, inclusive Toru e a então namorada de Kizuki, Naoko.
Naoko fica bastante abalada e chega a se internar em um sanatório. O equilíbrio entre a vida e a morte é um tema recorrente em Norwegian Wood.
Garota, Interrompida – Susanna Kaysen
Esse livro é uma autobiografia, que conta a história de Susanna depois de ser internada em uma clínica psiquiátrica. Lá ela recebe o diagnostico de transtorno de personalidade borderline, e nessa clínica ela conhecerá diversas garotas que estão lutando por sua sobrevivência.
Abordando de uma forma realista, afinal, a autora está contando algo que realmente aconteceu com ela, a obra ainda tece uma crítica a sociedade e como as pessoas lidam com o diferente.
O Lado Bom da Vida – Matthew Quick
Pat Peoples é um ex-professor que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica e não lembra o que fez para ir para lá, o que sabe é que sua esposa queria ficar um tempo separada dele.
Tendo que lidar com o desafio de estar de volta à sociedade, o personagem tem como único objetivo se reconciliar com sua ex-mulher, para isso ele se esforça para ser uma pessoa melhor. Ele conhece Tiffany que consegue entendê-lo como ninguém e que também tem seus problemas.
Tartarugas Até Lá Embaixo – John Green
Nesse livro conhecemos Aza Holmes, que está disposta a bancar a detetive para solucionar o mistério do desaparecimento de um bilionário, mas essa jornada não será nada fácil, já que ela sofre com ansiedade e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
O autor consegue descrever bem como é viver com TOC e a leitura é tão envolvente que parece que estamos na cabeça de Aza. Abordando de forma sensível como e viver com um transtorno mental, esse livro vai conquistar você.
A Redoma de Vidro – Sylvia Plath
Com elementos autobiográficos, a obra conta a história de Esther Greenwood, uma jovem que vai trabalhar em uma revista em Nova York, sempre questionando o sentido da vida e sobre suas escolhas, ela acaba em um estado de depressão e acaba se internando em um hospital psiquiátrico.
Numa narrativa envolvente, porém triste, vemos os pensamentos mais íntimos da personagem e também de Sylvia Plath que passou por uma situação parecida. A leitura desse livro te faz refletir sobre saúde mental.
Todos esses livros que falam sobre saúde mental merecem ser lidos uma vez na vida, mas fique atento que podem ter diversos gatilhos, leia apenas se você estiver bem mentalmente. Se você estiver passando por um momento difícil, procure ajuda. Você também pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV).