Resenha | Minhas palavras na tua boca – Jucelia Ferreira

“Minhas palavras na tua boca” de Jucelia Ferreira é um daqueles livros curtos, mas que carrega uma mensagem potente em suas palavras. Em uma tarde você provavelmente terminará a leitura, além de ser um livro com poucas páginas, a escrita da autora é encantadora e te faz querer ler mais ao se deparar com versos envolventes.

Os poemas de Jucelia Ferreira falam de diversos assuntos, desde seus anseios, até o diagnóstico de autismo recebido pelo seu filho. Além disso, há diversos trechos que emponderam as mulheres, versos fortes que acalentam o coração de qualquer mulher.

Ser mulher é difícil, principalmente na sociedade patriarcal em que vivemos, temos que lidar com lutas diariamente e só quem entende esse sofrimento somos nós: mulheres. Mas, como a escritora diz no poema intitulado “Beleza”, “mulher bonita é a que luta”. E eu não poderia concordar mais. Nesse texto, Jucelia Ferreira fala como a beleza é muito mais além do que se vê.

A beleza também está em aspectos que não são físicos, como a inteligência, coragem e na luta. A beleza de lutar todo dia em uma sociedade que insiste em nos diminuir, e que rejeita quando uma mulher resolve não ficar calada mais. É admirável ser forte e lutar contra o patriarcado e contra os preconceitos.

Um poema que com certeza me marcou foi “Decreto”. Nele, a autora destaca que seu corpo é dela e somente dela. Assim, governo nenhum deveria se impor diante de suas vontades e esses versos exalam uma força admirável principalmente na atual conjuntura, onde os governos e religiões ainda insistem em estabelecer regras, quando a única pessoa que deveria decidir sobre o seu próprio corpo é a dona dele. 

Mulheres devem ter autonomia para fazerem o que bem quiserem com seus corpos, mas o patriarcado insiste em querer tomar as rédeas de algo que não lhe diz respeito. É com “Decreto” que Jucelia Ferreira mostra sua voz potente na defesa das mulheres. É nesses versos que mulheres são emponderadas e vidas são mudadas. No dia que todos as mulheres se tornarem livres das amarras do machismo, assim, o mundo será melhor.

Há reverências para mulheres fortes nas páginas de “Minhas palavras na tua boca”, como Frida Kahlo e Clarice Lispector. Duas personalidades destemidas que mesmo com as dificuldades impostas pelas sociedades conseguiram se sobrepor a isso e construíram um legado que ninguém pode apagar.

No poema em homenagem à Frida, a autora começa: “A dor grita trancada dentro do corpo da mulher / Desde pequena / A dor dilacera em todas nós / Sangra cada mês / Inunda de sangue e lágrimas / Em todas nós.” Assim, mostra que nós mulheres somos unidas por algo vital. Quando uma mulher sofre, é uma dor em todas nós. Uma mulher que não é livre, prende todas as mulheres.

A autora ainda diz nesse poema: “Para a pintora comunista, luto é verbo de muita ação/ Por e para todas nós / O amor nela toma liberdade / E liberta um pouco / Cada uma de nós. O legado de Frida Kahlo é impressionante, e a luta de uma mulher é a luta de todas as mulheres, se todas as mulheres soubessem sua força e como essa força é multiplicada ao redor de outras pessoas do sexo feminino, o patriarcado não teria tanta força. 

Enquanto Frida Kahlo deixou um legado enorme na pintura e na força das mulheres, Clarice Lispector também deixou uma herança na escrita e na força feminina. Ambas se destacaram em suas funções e Jucelia Ferreira faz uma homenagem merecida para essa grande escritora que transformou a literatura.

A autora de “Minhas palavras na tua boca” soube evocar com maestria a escrita de Lispector no poema em sua homenagem , assim, conseguimos sentir um pouco da escrita da autora de “A hora da estrela”. Mulheres fortes estão em todo lugar, e o que não faltam é exemplos.

Há também espaço para o amor nesse delicioso livro de poesias, um dos poemas que eu mais gostei foi “Mapa Mundi” em que vemos uma pessoa apaixonada por alguém em que, as coisas se delineiam de forma exata, e juntos os dois podem tudo.

Outro ponto muito interessante do livro é que há uma versão em espanhol de cada poema, então se você quer saber mais da língua espanhola, esse livro é uma boa opção. Adquira agora mesmo o seu exemplar disponível na Amazon. Aproveite também para seguir a autora no Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts