
Monica Heinen: uma autora que busca inspiração no cotidiano e na sua própria vida
Monica Heinen é uma escritora natural de São Paulo, formada em Educação Artística pela Universidade São Judas, localizada também na cidade de São Paulo. No ano de 1992, ela se mudou para a Alemanha, onde reside até hoje, na cidade de Colônia. Sem deixar de lado sua formação superior, ela buscou aprimorar seus estudos em Artes e trabalha na área, ensinando aulas dessa disciplina, tão essencial para a construção do ser humano. Seus alunos possuem a idade de 11 aos 17 anos.
A sua vida também serviu de estímulo para a sua escrita. Foi com base na sua própria experiência que Monica achou inspiração para escrever seu primeiro livro, “Onde as raízes estão”. A obra fala sobre a vida de uma mulher que passa por uma experiência extremamente negativa e depois se muda para outro país. Lá, descobre uma forma de fazer justiça diante de tudo que sofreu. Além disso, na história é possível compreender a força de um trauma e como ele gera consequências.
Mas Monica não parou por aí e continua a escrever, e já tem alguns textos publicados. Ela escreveu contos para diversas antologias como “Aprenda a dizer Não” , “VHS Literário – Contos dos anos 80” e “Vozes do Luto”. Atualmente, a escritora está focada na sua próxima obra, que já começou a ser escrita.
Uma escrita com base no dia a dia
Além de sua própria vida, a autora também busca inspiração nos outros. Seu ímpeto de escrever vem do cotidiano, como observar pessoas conversando ou em situações comuns, dessa forma, Heinen consegue extrair o melhor de cada indivíduo que perpassa pela sua vida e constrói uma história com detalhes, apenas com a sua observação meticulosa.
Assim, basta estar em um lugar qualquer, como uma cafeteria, e prestar atenção nas pessoas ao seu redor e também em suas falas, que várias ideias surgem na sua mente. Basta isso para que a escritora comece a escrever e colocar no papel o que foi observado, conseguindo criar uma trama envolvente, que é capaz de conquistar qualquer um que aprecie uma boa leitura.
Monica Heinen escreve sobre situações que podem ser vistas na vida real e por isso é fácil de se identificar com os seus personagens. Por escrever biografias – e também romances policiais – quem ler sua obra irá se deparar com relatos sinceros e autênticos, que causam comoção ao leitor por sua profundidade. Sua escrita cativante passa por lugares íntimos dentro de nós por conta da intensa observação que ela faz da vida e das pessoas que cruzam seu caminho.
Seus próximos passos e sua escrita singular
Seu primeiro livro foi lançado na sua língua nativa, português, e na sua língua de coração, alemão. A autora publica seus escritos de forma independente e sua próxima obra será publicada primeiramente em português. Junto de suas ideias, a autora não tem um método específico para a escrita, e ela escreve logo que a inspiração vem, sem se importar com a ordem do texto. Assim, depois ela decide se o que escreveu é começo, meio ou fim.
Mesmo quando ela escreve uma biografia, como é o caso de “Onde as raízes estão”, ainda assim a imaginação tem uma forte presença, moldando a história e se tornando algo único, sendo a sua maneira de escrever uma mistura perfeita de fatos com ficção, e assim, a forma mais verdadeira possível. Com isso, podemos enxergar uma beleza única nas palavras da autora. Em seu próximo livro ela continuará de onde parou na narrativa real e, novamente, a escritora vai buscar inspiração nos outros e também em si mesma.
Gostou de saber mais sobre Monica Heinen? Siga a autora no Instagram e fique por dentro das novidades dos próximos livros!