Pronomes, de Elizabete Aguiar, muito mais que um romance
Pronomes, de Elizabete Aguiar, é um romance que conta a história de Maria, uma recém-empossada professora da universidade do Ceará, que tem 37 anos. Logo no início do livro, vemos quando Maria conhece José, um jovem de 27 anos e estudante de direito.
Maria sempre batalhou muito para conquistar seus objetivos e se empenhou bastante para conseguir passar nesse concurso. Mas apesar de estar em um bom momento profissional, seu pai está muito doente. Este que foi seu maior incentivador para os estudos.
Desde o primeiro momento, José se mostra apaixonado por Maria. Paixão esta que ele nutria de forma platônica há um bom tempo. Assim, mesmo com a diferença de idade e com muita relutância por parte de Maria, eles embarcam nessa jornada de amor e autoconhecimento.
Logo de primeira, algo em José chama a atenção de Maria e ela se vê encantada por ele. Mal sabe ela, que o estudante de direito esperou bastante por esse momento. José quer se envolver o mais rápido possível com Maria, mas ela se assusta com tanta rapidez. Mesmo assim, José não vai desistir.
Sempre focada em seus objetivos profissionais, Maria se vê envolvida com José de uma forma que nunca acontecera antes e ele se vê perdidamente apaixonado por ela.
Preocupada com a diferença de idade, Maria reluta muito para se entregar totalmente. Dessa forma, José tem medo de que ela não o ame.
Enquanto José tem muita certeza do seu amor, Maria se mostra insegura e com medo de se entregar totalmente. Por ter vivido para os estudos, ela não teve tempo para pensar no amor, pois antes de José ela só tinha se apaixonado uma vez, por Luíz.
Assim, mesmo com amores do passado se entrelaçando no meio, seja Luíz ou um caso anterior que José teve, o amor dos dois sempre parece se sobrepor a qualquer empecilho.
Mas quando Maria se muda da casa de José, onde fica por um tempo depois que se muda para Fortaleza, as coisas parecem estremecer entre os dois.
Assim, eles precisarão fortalecer o amor entre eles ainda mais para que posam superar esse problema e qualquer adversidade que surgir. E esse romance promete conquistar os corações dos leitores.
A beleza de um novo amor é um tema explorado sabiamente pela autora. Ver o começo de uma nova paixão florescer é algo lindo e envolve o leitor para saber o que ocorrerá com esse novo casal.
Outro tema bastante interessante que é abordado na obra, é a idade de Maria. Com quase 40 anos, essa idade pode ser ameaçadora para alguns e até Maria que é uma mulher forte, se sente abalada em alguns momentos por conta da sua idade.
Ela se vê em um dilema por conta da diferença de idade entre ela e José e preocupada com os padrões sociais que insistem em surgir.
Esses padrões pesam bastante para as mulheres e é carregado de machismo, onde mulheres sofrem por conta da idade, mas isso não é um problema para os homens. Sendo assim, o livro aborda de forma honesta um problema que ocorre com muitas mulheres que vão envelhecendo.
A diferença de idade sempre pesa mais para o lado das mulheres. Um homem namorar com uma mulher 10 anos mais nova é aceitável. Mas quando a situação se inverte, de repente não pode mais. Isso é reflexo do machismo que perpetua na nossa sociedade e faz com que mulheres sejam julgadas o tempo todo.
O que Maria mais quer é liberdade, sem viver nenhuma amarra com ninguém. E José quer casar e começar uma família. Será que os dois vão entrar em um consenso? Apesar das diferenças não dá para negar que os dois tem muita química e paixão entre eles. Um amor que tem a capacidade de superar tudo.
A intensidade de José pode atrapalhar esse relacionamento, mas também pode ser o combustível que falta na vida de Maria, que passou tanto tempo sem romance em sua vida. Às vezes um amor intenso é tudo o que falta na vida de alguém.
O livro está disponível para compra pelo site ou diretamente com a autora no Instagram (@elizabeteaguiarcn).