Psicotrópicos de Capricórnio na Ilha da Trindade: uma obra singular que conquista o leitor com sua história cativante

Em “Psicotrópicos de Capricórnio na Ilha da Trindade”, do autor Luis Felipe Mayorga, o personagem principal é um jornalista que tem que fazer uma matéria sobre a Ilha da Trindade, distante 1.140 quilômetros de Vitória – Espírito Santo e 2.400 km da África, onde fica o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) que é uma área militar brasileira.

O livro é narrado em primeira pessoa, então temos acesso aos mais profundos pensamentos do personagem principal. Apelidado de Baby pelos militares, esse jornalista fala tudo o que pensa sem pensar nas consequências. Mas, ao chegar na ilha, vai ter que aprender a conviver com os militares, lidar com seu vício em cigarros e repensar suas relações.

No início, o repórter pensou que iria passar apenas poucos dias na Ilha de Trindade, mas logo percebe que na verdade o tempo será bem mais longo: dois meses. São nesses dois meses que ele embarcará em uma jornada que terá que lidar com seus próprios pensamentos de uma forma muito mais intensa do que qualquer experiência anterior.

Tendo que viver isolado com pessoas que ele não conhece e em um lugar estranho, será uma experiência diferente de qualquer coisa que ele já lidou, e embarcar nessa espiral de ideias do personagem principal é o melhor da leitura de “Psicotrópicos de Capricórnio na Ilha da Trindade”. 

Apesar de “Baby” não ter filtros e falar o que quer que esteja passando pela sua cabeça, eu fiquei torcendo para que o personagem saísse da ilha melhor do que quanto entrou. Pelo livro ser em primeira pessoa fica muito mais fácil de entender o personagem principal e deixar ser cativado pela sua personalidade diferente.

Dessa forma, ao ler a obra você se sente na Ilha de Trindade devido as minuciosas descrições do autor. Isso também se deve ao fato que Luis Felipe Mayorga passou mais de setenta dias no local, e soube fazer dessa experiência uma obra singular e fascinante.

Ao adentrar na cabeça do personagem principal, o leitor ficará bastante interessado para saber o que será que vai acontecer e o que o jornalista irá aprontar.

Ele explora a ilha e a sensação que dá ao ler essa obra, é que nós nos transportamos para esse local. Com uma narrativa incisiva, o autor soube escrever da melhor forma possível para que ao entrar no mundo de Baby, você se sinta imerso na Ilha da Trindade e fique curioso para saber o que vai acontecer.

A redenção e autoconhecimento são temas explorados pelo autor com precisão, ver o personagem principal crescer ao longo das páginas é transformador e vamos conhecendo suas diversas camadas ao adentrar em uma mente complexa.

A mente de “Baby” é um ponto interessante, e talvez o aspecto mais intrigante da obra. Ao utilizar de substâncias ilícitas, sua mente alcança ainda mais lugares diferentes, sendo assim, é diferente de tudo que já li, pois mostra uma mente bastante perturbada, mas que ainda assim é muito única.

Outro ponto forte da história são os diálogos entre “Baby” e os militares. São duas realidades bastante distintas, que se confrontam diversas vezes e é muito interessante se deparar com pensamentos tão diferentes que se enfrentam diversas vezes ao longo da história.

As aventuras que o personagem principal, e os outros também encaram é também uma das melhores partes do livro. Além de “Baby”, há um casal de pesquisadores que estão na ilha para estudar os animais do local. Às vezes o repórter acompanha os dois em suas expedições, e vamos aprendendo mais sobre esses bichos que são tão importantes para o meio ambiente.

Há também um mistério na ilha. Atividades surpreendentes começam a ocorrer na ilha, como o avistamento de OVNIs no local, trazendo um elemento de mistério e aguçando a curiosidade do leitor para desvendar esse enigma visto do ponto de vista do jornalista. É intrigante ver tudo isso se desenrolar na mente do personagem principal. 

“Psicotrópicos de Capricórnio na Ilha da Trindade” é um daqueles livros que conquista o leitor desde a primeira página com uma história diferente de tudo que você já leu e o autor soube conduzir a história de uma forma ímpar. A originalidade da obra é seu ponto forte e com certeza vai chamar sua atenção. O livro está disponível no Kindle Unlimited. Aproveite também para seguir o autor no Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts