Resenha | 1Q84 (3 volumes) – Haruki Murakami
O escritor Haruki Murakami é considerado o maior escritor da língua japonesa e não é para menos! Ele consegue escrever com uma riqueza de detalhes e transmitir perfeitamente através da escrita os sentimentos dos personagens.
Não é de se espantar que sua obra-prima 1Q84 é magnífica e ele escreve com perfeição a história baseada no livro 1984 de George Orwell, mas com um toque de realismo fantástico e muito mais crises existenciais, temas que são recorrentes nas histórias do autor.
Qual é a história de 1Q84?
Lançado em três volumes, 1Q84 é um romance distópico que conta a história de dois personagens: Aomame e Tengo. Eles se conheceram há 20 anos, quando crianças em uma sala de aula, mas desde então, nunca mais se reencontraram. Porém, eles nunca deixaram de pensar um no outro e, de alguma forma, sempre estiveram em busca de se reencontrarem.
Aomame é uma instrutora de ginástica em um clube e Tengo, um professor de matemática que tem pretensão de ser escritor. Logo no começo do livro, vemos Aomame atrasada dentro de um táxi para chegar em um trabalho, então, o taxista diz que há outra saída: uma escada de emergência que sai do viaduto. Lá, ela poderá descer e pegar o trem na estação. Ela fica em dúvida, mas resolve ir, já que não pode se atrasar. Depois disso, ela começa a notar pequenas mudanças ao seu redor.
Mudanças que, aos poucos, Tengo também vai notar. Ele é um escritor que nunca teve um livro publicado, mas o editor com quem trabalha, Komatsu, oferece uma oportunidade única para ele: reescrever um romance chamado “A Crisálida de Ar”, escrito por uma jovem chamada Fukaeri.
Apesar de ser uma história única e interessante, é mal escrito, então Komatsu encarrega Tento de melhorar essa história. Logo que foi publicado, o livro torna-se um best-seller. Mas ao publicar essa história, ele irritou um grupo de pessoas que fazem parte de um culto religioso, aonde o poder vem do Povo Pequenino. Sendo este povo, a versão do Big Brother de George Orwell.
Aomame também irrita esse grupo, pois, seu trabalho secreto é ser assassina de aluguel. Ela trabalha com uma viúva velha e rica e ela mata homens ruins que abusaram de mulheres, ao ver uma menina que foi violentada por um líder uma seita, a viúva resolve agir e chama Aomame para realizar o trabalho.
Então, ela também entra na mira da seita, assim como Tengo, e seus destinos se entrelaçam novamente. Sendo cada capítulo narrado em um ponto de vista de Aomame e Tengo, ficamos curiosos para saber se eles irão se encontrar, ou não.
Eles se veem numa realidade diferente, onde nem tudo é o que parece e as coisas estão diferentes, como o fato de haver duas luas no céu. Aomame e Tengo percebem isso e começam a tentar descobrir por que isso ocorre, cada uma à sua maneira.
Por que 1Q84 merece ser lido?
Apesar de ter como inspiração o livro 1984 de George Orwell, a história de Murakami é mais como uma homenagem e vemos a obra distópica ser uma influência para o mundo que o escritor japonês criou.
Por ser 3 volumes, nos aprofundamos muito mais nos personagens do que em 1984. A perfeição com que Murakami escreve faz com que, de certa forma, podemos sentir a dor do personagem. O jeito que o autor descreve todos os pensamentos, até aqueles que não são muito bons, faz com que vemos o personagem como alguém próximo, alguém que conhecemos muito bem e temos acesso até aos piores pensamentos. O que torna ele muito humano.
A escrita de Murakami é extremamente envolvente, mesmo os capítulos não sendo muito curtos, você vai querer ler todo o livro de uma só vez e não vai notar quando estiver no fim. Você vai querer mais, e mesmo sendo uma trilogia, essa vontade não vai ser saciada. Pois, a história, e os personagens principalmente, cativam o leitor. Murakami consegue exprimir em palavras sentimentos únicos e bem específicos.
Com essa obra, o autor mostra porque ele é considerado um dos maiores romancistas vivos. Ninguém escreve feito ele e poucos conseguem exercer a magnificência no ato de escrever como Murakami. 1Q84 é um dos melhores livros do autor, e não é por menos. Na trilogia, vemos com profundidade a alma humana, assim como em toda obra do autor.
O aspecto psicológico dos personagens é feito de forma impecável. Em 1Q84 vemos a infância e traumas de Aomame e Tengo e entendemos por que eles são do jeito que são.
1Q84 é uma história que tende para o fantástico, mas isso não diminui a obra, ao contrário, esses elementos servem como base para enriquecer a história ainda mais, mostrando que nem tudo é o que parece ser, e pequenas mudanças podem alterar de forma crucial nossa realidade e futuro.
Nota: 10/10
Ficou interessado? Aproveite para adquirir agora mesmo a trilogia completa de 1Q84 e mergulhe na narrativa envolvente de Haruki Murakami.