Um livro que te faça pensar mais é sempre uma boa escolha, além disso, ler é sempre uma ótima alternativa para passar o tempo. Ao adentrar histórias, é como se pudéssemos viajar para vários lugares sem sair do lugar, a nossa mente nos transporta para diferentes localidades, além de fazer com que a gente imagine diversas situações, que talvez nós nunca pensaríamos se não fossem os livros. Pensando nisso, selecionei diferentes livros para refletir.

Além de ter todo esse poder, a leitura pode ser uma importante ferramenta de mudança da sociedade com livros que detém ideias transformadoras que podem fazer com que a sociedade seja mais justa.

Nessa lista você vai encontrar histórias reais e também de ficção, mas todas tem a possibilidade de impactar o leitor com o poder da palavra. Confira!

1. O sol é para todos

Autora: Harper Lee

Narrado do ponto de vista de uma criança de seis anos chamada Jean Louise (Scout), O sol é para todos aborda diversos temas importantes como racismo, preconceito social e injustiça e se passa em meados de 1930 em uma cidade dividida racialmente onde os brancos detêm todo o poder e os negros sofrem diariamente com o racismo.

Quando um homem negro é acusado de estuprar uma jovem branca, as tensões ficam ainda mais fortes. Quando o pai de Scout, advogado que é escolhido para defender o homem negro entra no caso, a menina narra todo o preconceito que sua família acaba sofrendo também e mostra uma visão ingênua sobre o racismo, mas ainda assim, bastante forte.

2. O diário de Anne Frank

Autora: Anne Frank

Um diário real que conta a história de uma adolescente judia que narra a vida dela escondida dos nazistas junto com sua família e outros refugiados. Com uma narrativa de fácil entendimento, Anne Frank poderia ser uma adolescente comum se não fosse o fato de não ser livre por conta de sua origem.

Em seu diário ela narra diversos acontecimentos e sentimentos comuns de uma menina de 13 anos e também seu conflito por estar escondida. Um livro forte, potente e emocionante, a sensação que dá ao acabar o livro é de voltar no tempo e salvar Anne.

3. 1984

Autor: George Orwell

Mesmo sendo uma distopia, o livro parece bem atual mesmo tendo sido publicado em 1949, é uma leitura que nos faz pensar até onde os governos totalitários são capazes de ir.

Inspirado em regimes totalitários das décadas de 30 e 40, 1984 conta a história de Winston Smith que trabalha como funcionário do Ministério da Verdade, em um regime ditador governado pelo Grande Irmão.

Com críticas contundentes, esse livro nos faz refletir que não se deve aceitar nenhuma forma de totalitarismo, pois isso nunca é bom para a sociedade.

4. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

Autora: Clarice Lispector

Loreley, ou Lóri, é uma mulher que decide se mudar para o Rio de Janeiro para trabalhar como professora e se encanta por Ulisses, professor universitário de filosofia. Um relacionamento um pouco diferente surge entre os dois, onde ambos esperam a relação amadurecer para que possam fazer amor.

Com diálogos marcantes vemos o crescimento dos dois e reflexões sobre as transformações da vida com a linguagem única de Clarice Lispector.

5. Holocausto brasileiro

Autora: Daniela Arbex

Ao se deparar com essa triste história, é impossível não ficar chocado sabendo que tudo ali aconteceu mesmo. O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena recebia diariamente pessoas com transtornos mentais ou aquelas que eram consideradas fora dos padrões sociais.

Lá, eram maltratadas e mortas com o consentimento de médicos, funcionários, sociedade e do Estado. Com denúncias a partir da década de 1960, são relatos perturbadores de sobreviventes e ex-funcionários que mostram que aqueles que fogem da norma social eram tratados da pior maneira possível, e que até hoje pessoas assim sofrem duros preconceitos.

Ao terminar a leitura fica o questionamento como a falta de empatia e respeito afeta aqueles considerados diferentes.

6. Os miseráveis

Autor: Victor Hugo

Publicado em 1862, o livro continua atual por abordar temas importantes como a miséria, desigualdade social e as consequências disso para quem vive.

Dividido em 5 partes em que cada um foca nos acontecimentos que cercam determinado personagem, mostra como a sociedade lidou com a Revolução Francesa. Impossível não se emocionar com os dilemas e dificuldades que cada personagem lida, o título ‘Os miseráveis’ não é à toa.

7. O conto da aia

Autora: Margaret Atwood

Uma distopia onde as mulheres não têm voz e são propriedade do governo. Depois que um governo totalitário e fundamentalista toma o poder, as mulheres não passam de objetos e se dividem por castas de acordo com a cor da roupa: esposas (de azul), econoesposas (de verde, esposas pobres que se submetem à servidão). e aias (de vermelho, mulheres férteis que são abusadas para gerarem filhos).

Uma leitura extremamente reflexiva que nos faz ver que esse destino, infelizmente, não parece tão longe assim, visto que mulheres são subjugadas todos os dias na sociedade atual.

8. As vantagens de ser invisível

Autor: Stephen Chbosky

Com uma narrativa cativante, As vantagens de ser invisível é um livro que me marcou muito com o ponto de vista de Charlie, uma adolescente que está passando por um momento difícil e resolve escrever cartas para alguém que ninguém sabe quem é.

Depois de perder seu melhor, e único, amigo, que cometeu suicídio, Charlie narra sua jornada tentando se enturmar e suas dificuldades diante disso.

Com uma linguagem intimista, o leitor se sente próximo de Charlie e há frases impactantes ao longo da leitura que vai fazer com que você reflita e se sensibilize com o trajeto de Charlie para superar seus traumas e conquistar memórias positivas.

Sempre é bom ler algo mais profundo e significativo para que seja possível refletir e, até mesmo, se transformar e tornar-se uma pessoa melhor. Se você gostou da lista, compartilha com os amigos!

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts