[Resenha] Disque T para Titias
O livro Disque T para Titias é um livro muito divertido e conta a história de Meddelin Chan, ou apenas Meddy, que acaba matando (acidentalmente) um homem. Obviamente sua vida vira de cabeça para baixo, mas não pense que ela está sozinha! Ela tem suas três tias e sua mãe para lhe ajudar. Mas será que vão ajudar ou atrapalhar mais ainda? Bom, acho que as duas respostas se aplicam.
Ao matar um rapaz que foi fruto de um encontro às cegas que sua mãe, que é muito intrometida, que nem suas tias, Meddy vai ter que se virar para que seu crime não seja descoberto. Ao chamar sua mãe e sua tia para se livrarem do corpo, tudo toma uma proporção ainda maior e fica muito mais difícil, visto que sua família tem tendência a complicar, ainda mais, as coisas.
Tudo fica ainda mais difícil com a “ajuda” de sua família e o corpo vai parar em um hotel de luxo na Califórnia. Como isso acontece? Apenas lendo para entender todo o contexto. Mas para que você entenda um pouco mais, esse local é o lugar em que Meddy, a mãe e as tias estão trabalhando, afinal, elas tem uma empresa de casamentos.
Esse casamento foi o maior contrato que elas já conseguiram, então é natural que elas façam de tudo e não deixem nem mesmo um defunto atrapalhar isso. Mas não pense que vai ser simples, principalmente para a pobre Meddy. Lá nesse resort, ela encontra seu grande amor dos tempos da faculdade, então, o que não poderia ficar mais complicado, de repente fica.
Eu acho que nunca li um livro que fosse uma mistura de comédia, suspense e romance e não pensei que essa combinação iria dar tão certo! Ao misturar esses três elementos, o livro fica divertido, engraçado e cria uma atmosfera de suspense na medida certa, gerando assim uma enorme diversão para quem lê.
Ao mergulhar nessa história, é quase impossível querer largar o livro. Você vai querer mais e mais e quando perceber já estará nas últimas páginas ansiando pelo final mas ao mesmo tempo não querendo terminar essa incrível história.
O livro é narrado em primeira pessoa, do ponto de vista de Meddy, uma pessoa extremamente comum e sensata, co contrário de suas tias e mãe. Elas são a definição de excêntricas e, confesso, que em alguns momentos fiquei com raiva delas por se intrometerem e serem tão inconveniente na vida de Meddelin.
Apesar disso, é difícil não admirar a Grande Tia, Segunda Tia, Ma e Quarta Tia, pois elas vieram de outro país para os Estados Unidos para tentar uma vida nova, algo extremamente difícil e que merece ser admirado. Porém, isso não é justificativa para elas serem tão chatas e inconvenientes às vezes. Elas acabam botando muita pressão e estresse em Meddy, uma jovem que, definitivamente, não escolheu essa família.
Apesar de sempre terem boas intenções ao ajudar, elas precisam ter noção em certos momentos e verem que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam. Mas mesmo assim, no livro fica claro que elas são uma verdadeira família, afinal, quem mais desovaria um corpo por você? É inegável que há muito amor envolvido nessa relação, e que há problemas como em qualquer outra família.
O livro traz algo muito interessante que é o uso de flashbacks. Ele altera entre o presente e o passado de Meddy na faculdade e conta todo o envolvimento dela com o amor de sua vida e narra como ela viveu livremente nesse ambiente sem a interferência de suas tias e de sua mãe.
No livro há diversas reviravoltas e todo o humor, suspense e romance é dosado na medida certa, tornando um livro agradável de se ler e viciante. Afinal, você vai querer saber mais de Meddy e o que mais suas tias vão aprontar!
Apesar de tudo, o livro é uma celebração de amor de uma família um pouco fora do normal, mas que há muito carinho envolvido. Uma história engraçada e emocionante que vai ser difícil você não gostar. Adquira já o seu!