6 filmes sobre saúde mental disponíveis nos streamings
De um tempo para cá, os filmes sobre saúde mental (principalmente o termo ‘saúde mental’) se tornaram cada vez mais populares, e isso é uma vitória para todos que sofrem com algum transtorno ou doença mental. Esses distúrbios podem transformar de forma significativa a vida de quem possui, gerando algumas dificuldades na vida.
Ter um transtorno psiquiátrico ainda é motivo de vergonha, o que não deveria acontecer, visto que, como qualquer outra doença, o indivíduo não tem culpa. Por sofrer com a estigmatização, não é comum ver pessoas com essas doenças psíquicas serem representados, ainda mais de forma correta. Por isso, selecionei alguns filmes sobre saúde mental que abordam esta temática sob diferentes perspectivas. Ficou curioso? Continue lendo!
Coringa
Disponível em: HBO Max e Prime Video
O filme, protagonizado por Joaquin Phoenix que ganhou o Oscar de melhor ator com esse papel, foi um sucesso de bilheteria e de crítica.
O longa-metragem conta a história de Arthur Fleck, um fracassado comediante com problemas mentais, solitário e desequilibrado. Ele cuida da mãe doente sozinho, ao desencadear de diversos fatores, Fleck, se revolta e torna o temido Coringa, vilão de Batman.
Ele faz uso de sete medicamentos psiquiátricos e faz anotações em um diário, onde escreve suas reflexões, além de conversar com uma assistente social. Até que um dia, a prefeitura corta o fornecimento de remédios quanto o atendimento psicológico.
Feito para refletir, é impossível não sair se questionando acerca de problemas psíquicos e como a sociedade falha em ajudar essas pessoas. Sintoma de uma sociedade extremamente desigual, tanto financeiramente como mentalmente, é difícil não se compadecer, mesmo que um pouco, com o vilão.
O Lado Bom da Vida
Disponível em: Netflix
Depois de ter um surto mental e ser internado em um sanatório por oito meses, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu a mulher, casa e emprego e procura recomeçar a própria vida e reconquistar a esposa. Porém, tudo muda quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence).
Essa personagem interpretada por Lawrence também tem seus problemas e passou por uma fase mentalmente difícil depois de perder o marido em um trágico acidente. Os dois se aproximam e começam uma inusitada amizade.
Baseado no livro de mesmo nome de Matthew Quick, ele aborda de forma leve e até mesmo cômica problemas psiquiátricos. Se você está cansado de ver filmes pesados sobre temas de saúde mental, assista esse que você não vai se arrepender.
Cisne Negro
Disponível em: Star+
Esse filme já se tornou um clássico mesmo tendo sido lançado apenas em 2010. Ao contar brilhantemente a história da bailarina Nina, entramos de vez em sua cabeça perturbada e entendemos um pouco como é viver à mercê da sua mente perfeccionista.
Nina faz de tudo para ser a melhor do balé e após ser escolhida para ser a protagonista de O Lago dos Cisnes, ela vai fazer de tudo para brilhar. Mas qual o limite da perfeição? Será que vale de tudo para atingir um patamar tão inalcançável e que, para chegar ao auge a personagem passará por um caminho tortuoso e complicado, principalmente na sua mente.
Dirigido por Darren Aronofsky, o filme é uma obra-prima de um filme que aborda lugares obscuros que a mente pode chegar para alcançar um lugar que beira o impossível. Ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar e foi bem recebido pela crítica.
Garota, interrompida
Disponível em: Netflix
Baseado no livro homônimo de Susanna Kaysen, é baseada na história real da autora, onde ela narra sua experiência em um hospital psiquiátrico, onde ela é internada depois de tomar uma dose massiva de comprimidos e vodca. Lá ela é diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline.
O filme retrata de forma bem honesta as personagens, cada uma tem um transtorno mental diferente, e cada uma é única a sua maneira e luta com algum sofrimento psíquico, sendo assim, vemos interpretações bem parecidas com a realidade, não é à toa que Angelina Jolie ganhou o Oscar com a interpretação brilhante da sociopata Lisa.
Por se passar na década de 1960, vemos como a saúde mental era tratada naquela época e percebemos que ainda há muito preconceito ainda hoje e que essas pessoas precisam ser acolhidas.
As Vantagens de Ser Invisível
Disponível em: Netflix, Prime Video e Globoplay
Dirigido pelo próprio autor do livro, Stephen Chbosky, não tinha como esse filme ser melhor! Narra a vida de um adolescente, Charlie, que está de luto pela morte precoce de seu melhor amigo. Depois dessa morte repentina, um jovem que sempre foi recluso, fica ainda mais após perder seu único amigo, e ele está tentando se recuperar de uma depressão.
No colégio, Charlie decide começar uma jornada de socialização com Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), mas o caminho não vai ser nada fácil. Ele vai ter que lutar contra seus demônios interiores e ter muita força de vontade para passar por todos esses obstáculos.
Mas com a força da amizade e sua própria perseverança,ele mostra que é possível passar por certas adversidades, principalmente se você não está sozinho. Com atuações impecáveis, são grandes as chances desse filme se tornar um de seus favoritos.
Pequena Miss Sunshine
Disponível em: Star+
Olive (Abigail Breslin) é uma criança que passa para a próxima fase de um concurso de beleza, mas o caminho para chegar lá, será bem difícil. Cheio de conflitos internos dos personagens, um deles é seu tio Frank (Steve Carell) que tem que ficar com essa família caótica depois de tentar se matar e não poder ficar sozinho.
Ainda há seu irmão, Dwayne (Paul Dano), que fez um voto de silêncio para conseguir entrar na Aeronáutica. Mas nem tudo é simples. Tudo gira em torno do concurso Pequena Miss Sunshine, onde Olive foi classificada de forma inesperada. Todos depositam sua esperança nisso.
Mesmo tendo um lado cômico, ainda assim consegue trazer com seriedade temas sérios de saúde mental, como autoconhecimento, necessidade de agradar a todos, cobranças internas e externas e problemas mais graves como a depressão. É nessa confusão toda que vemos que todos são únicos à sua maneira.
Gostou dos filmes sobre saúde mental? Cada filme fala sobre temas distintos, mas todos são importantes para analisar melhor o comportamento humano. Se você quiser saber mais, é só ver o filme e se divertir!