“Meu Estranho Amigo”, livro da escritora Fátima Venceslau é uma daquelas histórias que vai atiçar sua curiosidade logo no primeiro capítulo e vai conquistar com sua sensibilidade única que promete fortes emoções ao leitor.

Ludmila, ou mais conhecida como Mila, é uma menina de 13 anos,mas mesmo tendo pouca idade, ela é bastante esperta. Ao ouvir um estrondo na comunidade em que mora no Rio de Janeiro, ela logo se assusta e resolve se esconder para esperar que tudo se apazigue. É nessa situação que encontra um novo amigo.

Ao se deparar com esse menino, de aproximadamente 7 anos, que parece perdido e aturdido com toda essa situação, Mila fica preocupada com um bem-estar desse pequeno ser humano, e resolve levá-lo para a sua casa, onde mora com sua avó Rosa.

A avó fica um pouco desconfiada, pois até agora o menino não falou nada, e também será mais uma pessoa para alimentar, já que a vida com sua neta é difícil devido aos custos, onde apenas ela sustenta a casa trabalhando como diarista.

Como Mila não desiste da criança, que ela carinhosamente chama de Fino, ele acaba dormindo lá. Mas, quando ela acorda, o menino se foi, e aí começa uma aventura que Mila e seus amigos nunca vão esquecer.

Preocupada em achar esse menino que estava tão assustado e tentando descobrir o que a polícia, junto com o exército, protegem e que provavelmente ocasionou esse barulho na comunidade, Mila está determinada e não vai desistir até obter respostas. Com helicópteros rondando o local em que vive, ninguém sabe o que está acontecendo.

Uma história curta, com apenas 209 páginas, e que pode ser lida em pouco tempo, pois a partir do momento que você se depara com esse mistério, é impossível de largar o livro, que ainda é uma ótima leitura para aqueles que gostam de livros de ficção científica.

Algo que me chamou atenção na história logo de imediato, é que se passa em uma comunidade do Rio de Janeiro. Quantos livros que você leu que se passam nesses locais? Muitas vezes vemos uma imagem negativa desses lugares, onde muitos imaginam que lá só há violência. O que não é verdade.

Em Meu Estranho Amigo, vemos que lá existem pessoas boas, corajosas e resilientes, que apesar das dificuldades (e muitas vezes se esforçando mais do que pessoas que não vivem nesses lugares) elas não desistem. 

É claro que o certo seria que todos vivêssemos em condições iguais, mas infelizmente não é assim a realidade brasileira. O livro narra todas essas dificuldades que Mila e seus vizinhos passam. A falta de cuidado do governo nesses locais é lamentável.

A escrita da autora consegue fazer que com o leitor se sinta compadecido dos sentimentos de Mila e dos outros personagens. O carinho que ela tem por esse novo amigo, é algo extremamente adorável e sincero. Sem saber o por que, ela se aproxima desse menino e cria um afeto verdadeiro.

É linda a forma como eles ajudam um ao outro e tem um carinho que nem precisa de palavras para ser demonstrado. Livros com temas de amizade são um dos melhores para ler.

A amizade é o ponto central dessa história, não só a amizade de Mila com o pequeno, mas também com João, Stefany e Maicon. Amigos que provam ser verdadeiros, pois quando a personagem principal busca por respostas, eles estão do lado dela, mesmo que para isso tenham que enfrentar adversários poderosos.

Com um final surpreendente, esse livro vai conquistar o coração de qualquer um que aprecia uma boa leitura, recheada de aventuras e mistério.

A escrita cativante da autora torna mais fácil se apegar aos personagens, que são desenvolvidos de maneira detalhada, assim como à trama repleta de elementos que prendem a atenção e tornam difícil largar o livro.

Se você ficou curioso para ler essa história, o livro está disponível no Kindle Unlimited. Aproveite também para seguir a autora no Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts