Não é novidade que o catálogo da Netflix é bastante extenso, principalmente no quesito séries e minisséries, mas você já viu alguma das séries de suspense nórdicas? Essas produções são de países que ficam na Europa setentrional e do Atlântico Norte, composta pela Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. 

Existem várias opções dessas séries disponíveis na Netflix! Com um toque noir, que é uma vertente de filmes policiais onde há personagens profundos, enigmáticos e há muito suspense, essas minisséries prometem deixar você grudado na tela e curioso para saber o que vai acontecer.

Os países nórdicos são conhecidos pela sua igualdade e consequentemente segurança que propõe aos cidadãos. Não é algo comum ver violência nesses lugares, sendo assim, é surpreendente que exista tantas séries que falem sobre crimes. Mas, ao contrário das outras produções, o noir nórdico além de abordar o crime em si, também fala de questões sociais, trazendo assim assuntos sérios para o foco da história. Ficou curioso para conhecer mais dicas desse tipo de minissérie? Continue lendo!

1. O Assassino de Valhalla

Sendo a primeira produção original islandesa da Netflix, ela já entrega qualidade logo no início com uma história que cativa o público.

Depois que um assassinato acontece em uma pacata cidade da Islândia, a detetive Kata começa a investigar e logo outros crimes brutais também ocorrem, logo, se descobre uma conexão entre eles e surge o primeiro assassino serial da história do país.

Aos poucos, vai se notando que o que conecta um crime ao outro é um internato chamado Valhalla. 

2.  O Homem das Castanhas

Com seis episódios, a série dinamarquesa vai te conquistar com a qualidade da produção. A história, que de início parece ser simples, começa a mostrar complexidade ao longo dos episódios. Uma jovem mãe é morta de forma brutal, e seu corpo é encontrado em um parque, sem uma das mãos.  

Logo, se descobre que se trata de um serial killer, e ele tem uma assinatura bizarra: toda vez que ele mata alguém, tem um bonequinho feito de castanhas. Além do mistério clássico da pergunta “quem matou?” há também uma carga grande emocional sobre o drama dos personagens.

3. Bordertown

Depois que sua mulher quase não sobrevive a um câncer, Kari Sorjonen, um dos melhores investigadores da Finlândia, se muda para uma cidade menor para ficar mais tempo com a família, mas logo isso é ameaçado após se ver envolvido numa série de assassinatos.

Um diferencial dessa série é que há um novo mistério a cada dois episódios, então, não há um mistério único ao longo da temporada. Isso deixa o seriado muito mais dinâmico.

4. Areia Movediça

Baseada em um livro homônimo, essa série sueca aborda diversos temas complexos e necessários, sendo um deles um massacre escolar. Maja Norberg é uma menina perdida que está em um relacionamento tóxico com Sebastian.

Os dois adolescentes entram armados e assassinam um professor e colegas de classe. Mas será que foi isso mesmo que aconteceu? Sendo a única sobrevivente, depois de Sebastian morrer, ela vai ser a única que vai ser julgada e o telespectador fica em dúvida se ele participou, ou não, desse crime.

5. Deadwind

Sofia Karppi é uma detetive que acabou de perder o marido, vítima de um atropelamento, e ainda está vivenciando o luto, além disso tem que cuidar de seus filhos. Mesmo com tudo isso ela não abre mão da sua carreira.

Além disso, ela terá que lidar com o novo parceiro, Sakari Nurmi, que será difícil se adaptar, pois ambos possuem temperamento forte.

Juntos, eles terão que investigar um assassinato de uma mulher que foi morta em um terreno que serve para construção de um complexo de residências que terá como fonte de energia um inovador sistema de energia eólica. Deadwind é uma série cativante que promete conquistar os telespectadores.

6. Case

A trama tem início quando uma jovem bailarina é encontrada morta em um teatro. No começo é tratado como um caso de suicídio, mas logo a polícia percebe que há algo de errado e começa a investigar como um possível assassinato.

Lodi, um advogado alcoólatra procura descobrir a verdade com a ajuda de uma amiga, Brynhildur, que também é advogada. A série aborda temas importantes e durante a investigação do caso, todos parecem culpados.

7. Trapped

Depois que um tronco humano é achado na água, a polícia começa a investigar querendo saber quem é essa pessoa que foi morta e quem matou. Uma balsa que estava passando por essa pacata cidade na Islândia, fica temporariamente presa devido a uma tempestade de neve. Com um criminoso à solta o clima de tensão é nítido. Além disso, há bastante drama familiar, que melhora ainda mais a qualidade da série.

Todas essas séries estão disponíveis na Netflix, vale à pena assistir elas e sair um pouco da mesmice de produções norte-americanas.

Conhecer a cultura de outros países pode ser algo muito prazeroso, e ver algo diferente do que estamos acostumados aumenta nossa apreciação cultural. Se você gostou desse conteúdo, compartilha com os amigos!

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts