Grey’s Anatomy é uma série considerada como o maior longa drama médico que já existiu na televisão norte-americana, e aborda diversos temas importantes como o luto, saúde mental e resiliência.

Ao tratar esses temas de forma correta e respeitosa, traz à tona esses tópicos para debate e retrata de forma bem parecida com a realidade certos temas, alguns considerados até tabus pela sociedade.

A série ensina várias lições de vida. Como de que a vida continua apesar da dor e do sofrimento, e que sem a dor não há felicidade. Para que você conquiste coisas boas, inevitavelmente você passará por momentos ruins que só irão te fortalecer.

LGBTQ+ friend

Quase sempre tem um personagem LGBTQ+ e ele é representado de forma correta, sem ser de forma estereotipada. Personagens como Callie e Arizona fizeram história na TV, mostrando que pessoas LGBTQIA+ tem muito a oferecer para as histórias.

Romance

Você vai encontrar diversas histórias de amor, mas, sabendo que nenhum amor é perfeito e todos têm seus defeitos. A série é fiel com a realidade ao retratar romances, ao contrário de muitas séries que botam algumas histórias em um pedestal, como se não houvesse nenhuma dificuldade, Grey’s mostra que nem tudo é perfeito.

A personagem principal é inspiradora

Meredith Grey é um exemplo a ser seguido! Perdeu várias pessoas queridas e passou por várias dificuldades, mas mesmo assim permaneceu forte. Quantas pessoas passariam por tudo o que ela passou e aguentariam? Mas não pense que foi fácil. A série retrata todas as fases e problemas que a personagem teve que enfrentar e como, algumas vezes, ela pensou que não aguentaria mais. Mas aguentou, porque a gente sempre aguenta viver.

Representatividade feminina

Mulheres no poder. Não é de hoje que Grey’s foca na força das mulheres, sendo sua personagem principal uma mulher. Com isso, aborda temas centrais a esse público. E fala de temas polêmicos como aborto, a decisão de não querer ter filhos, a solidão de mulheres negras, desafios de mulher LGBTQ+ e etc.

Fala de temas relevantes

A série constantemente aborda temas atuais. Sempre que um assunto está em alta, ela dá um jeito de falar sobre. Assuntos sérios que merecem ser debatidos como é o caso dos planos de saúde dos EUA. Lá não tem saúde pública e milhões de pessoas ficam endividadas a ponto de venderem suas casas para pagar a dívida. Os preços são absurdos! Há uma temporada em que a série faz uma crítica perfeita a esse tema.

Evolução dos personagens

Todos os personagens evoluem. Se você comparar um personagem com o primeiro episódio em que ele apareceu ao último, verá uma evolução enorme. Os personagens estão sempre crescendo e se tornando cada vez melhores e mais sábios. Se você comparar a personagem principal, Meredith, por exemplo, verá uma notória evolução. De uma jovem insegura para uma mulher destemida e quebradora de barreiras, Meredith é um exemplo! 

Você vai sentir diversos sentimentos

Você vai descarregar suas mágoas. Você já deve ter ouvido falar que nessa série todo mundo sofre e é a mais pura verdade. Não há um personagem que escapou do sofrimento imposto por Shonda Rhimes, criadora da série. O que é bem parecido com a vida real, afinal, ninguém é feliz o tempo todo.

Há risos também. Não pense que você só irá chorar, Grey’s também é uma série cômica com vários momentos engraçados. Há episódios que você vai chorar, mas dessa vez de rir. O episódio dos biscoitos é hilário e é impossível não morrer de rir. Há também piadas, até mesmo com a desgraça alheia, para dar um alívio cômico ao seriado.

Mostra vulnerabilidade dos personagens

A série ensina que tudo bem se permitir sentir fraqueza. É normal e natural às vezes se sentir mal. Ninguém é de ferro, nem 100% forte o tempo todo, todos somos seres humanos que também temos momentos de fraqueza, e isso não nos torna fracos, ao contrário, demonstra nossa força em reconhecer momentos que estamos mais fragilizados e são nesses momentos que precisamos de mais ajuda.

Valoriza o amor-próprio

Cada pessoa é única e especial. Não há nada de errado em ser fiel a si mesmo. Afinal, é você que lida com você o tempo todo, por isso, nada mais justo do que se aceitar e se amar. Todos temos qualidades e defeitos e devemos amar cada parte de nós e buscar mudar aquilo que nos incomoda.

Todos são imperfeitos. Se você analisar a sociedade, verá que obviamente ninguém é perfeito. Somos humanos com defeitos e qualidades. A série representa isso de forma formidável. Vemos que todos os personagens têm seus defeitos, até mesmo a personagem principal.

Casos interessantes

Além disso tudo, há casos médicos interessantíssimos. Muitos que, eu pelo menos, nunca ouvir falar. Quase todos são baseados em fatos e em pesquisas, o que torna tudo mais intrigante e você fica cada vez mais curioso para que os médicos da série desvendem qual a doença de algum personagem.

Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais! 

Tagged:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduanda em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apaixonada por tudo que envolve cultura pop e adora escrever sobre qualquer coisa que se passa pela sua mente. Louca por Demi Lovato, Taylor Swift, Harry Styles e Lana Del Rey e, sempre que possível, faz de tudo para ver um show deles. Contato: raquel.santa.rosa@hotmail.com

2 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts